Colecção Bibliográfica MVG

• «A carta de Pero Vaz de Caminha», Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e Imprensa Nacional – Casa da Moeda, SA Lisboa, Abril de 2000.
  • «A carta de Pedro Vaz Caminha Lida por um Etnólogo». Manuel Viegas Guerreiro. Lisboa : Edições Cosmo, 1992.- 24p.; 24 cm.- Conferência pronunciada em Belmonte no dia 22 de Abril de 1985, dia da Comunidade Luso Brasileira. Disponível AQUI.
  • A Ilha de S. Jorge, uma monografia: textos etnográficos, colaboração de: Elsa Mendonça, Celeste Ribeiro, José Guilherme Machado, Edições Colibri,1996.
  • «A numeração em povos iletrados: Bochimanes de Angola e Macondes de Moçambique», in: Gazeta de Matemática. Lisboa, 1963, n.º 92-93, pp. 19-22. Disponível AQUI.
  • «A propriedade entre os Bochimanes de Angola», in: Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos, 1966, vol. I, n.º1, pp. 91-98. Disponível AQUI.
  • «Alberto Iria: palavras proferidas na sessão de homenagem realizada na Casa do Algarve em Lisboa, a 13-XII-1978» / Manuel Viegas Guerreiro.- Faro :[s.n], 1979.-7p;22 cm – Sepª do Correio do Sul nºs 3027e 3028 de 18-I e 1-II 1979, Faro. Disponível AQUI.
  • «Aspectos etnográficos: modos de vida, costumes» in Parque Natural de Montesinho. Lisboa : Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico, 1980.-p. 23-35.
  • Bochimanes !Khu de Angola. Estudo etnográfico. Lisboa, Instituto de Investigação Cientifica de Angola e Junta de Investigações do Ultramar, 1968, 388 pp. Dissertação de doutoramento em Etnologia apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Disponível AQUI.LER ensaio crítico por Vítor Oliveira Jorge

Boers de Angola. Lisboa : Centro de Estudos Políticos e Sociais, 1958. P. 11-31. : il.. – Separata de Garcia de Orta, Vol. 6, N.º 1.

• «Caçada aos Elefantes», in: Portugal em África. Revista de Cultura missionária.- Lisboa.-Vol. VII, nº 39, de Maio-Junho de 1950, pp.154-160.
    Nº da Publicação: nº 39,Vol. VII
    Data de Publicação: Maio-Junho de 1950. Ver PDF AQUI.
  • Caminha, Pero Vaz de – Carta a el-rei Dom Manuel sobre o Achamento do Brasil (1 de Maio de 1500). Introdução, actualização e notas de Manuel Viegas Guerreiro. Lisboa : Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1974. 132, [3] p.
  • Campo e cidade: o camponês e o urbano. Revista Lusitana, Nova Série, n.º 10. Lisboa : [s.n.], 1989. pp. 5-17. Disponível AQUI.
  • «Carta de F. Adolfo Coelho (1847) a J. Leite de Vasconcellos (1858-1941)». Manuel Viegas Guerreiro.- Notas e Recensões – Separata da Revista Lusitana, N.º 1, Lisboa – 1981.
  • «Casas de Hai//`um da região de Etocha (Sudoeste Africano). Tópicos etnográficos» in: revista Geographica da Sociedade de Geografia de Lisboa, Janeiro de 1967. Ano III, n.º 9, pp. 13-19. Disponível AQUI.
  • Colaboração no 1.º e 2.º volumes do Romanceiro Português do Dr. Leite Vasconcellos. Pertenceu-lhe a direção geral da edição, fixação do texto e revisão de provas. O 1.º vol., de 480 pp., foi publicado em 1958; o 2.º, de 553 pp., foi publicado em 1960 e ambos nas actas da Universidade de Coimbra.
  • Colaboração no Dicionário de História de Portugal (em publicação), dirigido por Joel Serrão, com os artigos «Serviço novo» e «Varejamento».
  • «Conto e costumes macondes», in: Actas do Congresso Internacional de Etnografia, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso de 10 a 18 de Julho de 1963, col. IV, pp. 363-380. Disponível AQUI.
  • Conto maconde de tema universal, da missão de estudos das Minorias étnicas do Ultramar português- 261, Estudos científicos oferecidos em Homenagem ao Prof. Doutor J. Carríngton da Costa, por ocasião do seu 70.º aniversário Abril de 1961, Lisboa 1962. Ver AQUI.
  • Contos Macondes. Lourenço Marques: Separata de «Memórias do Instituto de Investigação Científica de Moçambique, n.º 5», 1963. Disponível AQUI.
  • Contos Populares Portugueses. Selecção e prefácio de Manuel Viegas Guerreiro. Colecção Cultura e Recreio. Lisboa: Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, 1955. 404 p. LER ensaio crítico por A. Paulo Dias Oliveira
  • «Cristóvão Colombo: carta do achamento das Antilhas, 15 de Fevereiro- 14 de Março de 1493». Biografia, tradução e notas de Manuel Viegas Guerreiro. Lisboa :[s.n.], 1992.- 73p: 4 est. Color; 24 cm. Disponível AQUI.
  • Cultura e analfabetismo / F. Adolfo Coelho, Introdução de Manuel Viegas Guerreiro. Lisboa: Instituto Português do Património cultural, Lisboa 1984.
  • Da indispensabilidade do latim na leitura dos nossos clássicos. Comunicação apresentada ao «Colóquio de Português e Latim», realizado no Liceu Normal de Pedro Nunes de 22 a 25 de Fevereiro de 1960, publicado pelo autor em 1963; 10 pp. Disponível AQUI.
  • Duas descrições do Algarve do Século XVI. Apresentação, leitura, notas e glossário de Manuel Viegas Guerreiro e Joaquim Romero Magalhães. Colecção Cadernos da Revista de História Económica e Social, 3. Lisboa: Sá da Costa, 1983. 182 p. Disponível AQUI.
  • LER ensaio crítico por João Sabóia

«Elogio Histórico do Rev. Padre e Professor António da Silva Rego, pronunciado na Academia das Ciências de Lisboa em 2 de Novembro de 1989». Manuel Viegas Guerreiro. Lisboa : Academia das Ciências de Lisboa, 1989.-p. 119-138: [2 est.]; 25 cm. Separata do Tomo XXVIII das Memórias da Academia das Ciências de Lisboa, Classe de Letras.

Estudos em homenagem a Mariano Feio. Lisboa : Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, 1986.

«Etnografia e geografia: Leite de Vasconcellos e Orlando Ribeiro». Manuel Viegas Guerreiro. [S.I.:s.n.], 1984. – p. 63-76.- Separata do Livro de Homenagem a Orlando Ribeiro, Lisboa, Centro de Estudos Geográficos, Vol. I, p. 63- 76, 1984. Disponível AQUI.LER ensaio crítico por Manuel Carlos Patrício

• Evocando Leite de Vasconcelos. Memórias da Academia das Ciências de Lisboa, Classe das Letras, Tomo XXX. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 1992.

Frei João de S. José e a sua Corografia do Reino do Algarve 1577. Faro : Universidade do Algarve, 1980.

Gil Vicente e os motivos populares: um conto na farsa de Inês Pereira. RL-NS, nº. 2. [S.l.]: [s.n.], 1981. pp. 31-60. Disponível AQUI.

Guerreiro, Manuel Viegas; Pinto, João David – Almanaques ou a sabedoria e as tarefas do tempo. In Revista ICALP: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, n.º 6, Agosto/Dezembro. Lisboa : [s.n.], 1986. pp. 43-52. Disponível AQUI.

LER ensaio crítico por Ana Isabel Soares

• Guia de recolha de literatura popular. 2.ª edição, Lisboa : Instituto Português do Património Cultural, 1982. Disponível AQUI.
  • Homem e civilização. Notas e recensões. Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia, vol. 5, n.º 9. Lisboa : Centro de Estudos Geográficos, 1970.
  • «José Leite de Vasconcellos». Lisboa : E.N.P., Separata do Dicionário de História de Portugal, 1971. pp.254-255. Ver AQUI
  • Leite de Vasconcellos (1858-1941) e a ciência etnográfica em Portugal. Lisboa : Academia das Ciências de Lisboa, Separata do livro História e Desenvolvimento da Ciência em Portugal no século XX, vol. III, 1992. pp. 1653-1660.
  • LER ensaio crítico por Lívia Cristina Coito
  • «Literatura e Literatura Popular?», in Artes da Fala –  Colóquio de Portel. Oeiras : Celta Editora, 1997, p. 7.17. Disponível AQUI.
  • Literatura oral Maconde e Sociedade. Actas do Colóquio Literatura dos Países Africanos de Língua Portuguesa. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 1987. pp. 171-179. Disponível AQUI.
  • «Literatura Popular Galega e Portuguesa: Textos», Cadernos do Noroeste: Sociedade, Espaço, Cultura. Minho, Terras e Gentes. Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho; 1986, pp. 166-183. Disponível AQUI.
  • «Litterature populaire: autor d’un concept». Manuel Viegas Guerreiro. Paris: Fondation Calouste Gukbenkian, Centre Culturel Portugais, 1987.- p. 11- 19; 26 cm.- Tiré à part du volume: Litterature orale traditionelle populaire, Actes du Colloque, Paris, 20-22 novembre 1986. Disponível AQUI.
  • Livro de Homenagem a Orlando Ribeiro, Centro de Estudos Geográficos, 2.ª Edição, Lisboa 1988.
  • «Mouros». Separata do Dicionário de História de Portugal. Lisboa : E.N.P., imp. 1968. vol. 3. pp.116-118. Ver AQUI.
  • Notas para uma biografia do Doutor José Leite de VasconcellosRevista Lusitana, Nova Série, nº 12. Lisboa : [s.n.], 1994. pp. 53-79.
  • Novos contos Macondes. Recolha, introdução e comentários de Manuel Viegas Guerreiro.- Lisboa : Junta de Investigações Cientificas do Ultramar, 1974.- 71 p.: il; 25cm.
  • O papel da antropologia social na execução de Programas de desenvolvimento rural – Évora : Instituto Universitário de Évora, 1974.- 8 p.; 24 cm – Sepª do livro: Primeiro Seminário Universitário de Évora. Disponível AQUI.
    LER ensaio crítico por Alberto Melo
  • Os macondes de Moçambique: Sabedoria, Língua, Literatura e Jogos. Lisboa : Junta de Investigações do Ultramar, 1966 vol. IV, 351 pp. Disponível AQUI.
  • Os versos de Francisco Martins Farias, poeta popular. Prefácio de Manuel Viegas Guerreiro. Faro : Junta de Freguesia de Querença, 1980.
  • Os versos de Francisco Martins Farias, poeta popular. Prefácio de Manuel Viegas Guerreiro, Querença : Junta de freguesia de Querença, 1991.
  • Organização do volume V da Etnografia Portuguesa do Dr. J. Leite de Vasconcellos. Lisboa : Imprensa Nacional, 1967, 708 pp.
  • «Orlando Ribeiro e a obra de Suzane Daveau». Finisterra: Revista Portuguesa de Geografia. Lisboa. Vol. 32, nº 63 (1997), p. 87-92.
  • Ovakwankala (Bochímanes) e Ovakwanyama (Bantos): aspectos do seu convívio. Lisboa : Junta de Investigações do Ultramar, Separata de Garcia de Orta , vol.8, n.º 3, 1960. pp. 529-534. Disponível AQUI.
    LER ensaio crítico por Isabel Castro Henriques
  • «Padre Carlos Estermann: missionário e etnógrafo». Câmara Municipal de Sá da Bandeira, 1974.-8p.: il.; 30cm – Extracto do Boletim Cultural da Câmara Municipal de Sá da Bandeira, n.º 36, 1974.
  • «Parentesco classificatório: prioridades». Lisboa: [S.N.], 1973.-P. 19-26; 30 Cm- Separata Garcia de Orta, Série Antropologia, Lisboa, 1 (1-2), 1973. Disponível AQUI.
  • Pitões das Júnias: esboço de monografia etnográfica / Manuel Viegas Guerreiro.- Lisboa : Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico, 1981. – 332p. il.,55 est; 24 cm.
  • «Povo e Cultura». Manuel Viegas Guerreiro in No Jardim do Mundo, Junho de 1996. Disponível AQUI.
  • Rudimentos de língua maconde. Lourenço Marques, Instituto de Investigação Cientifica de Moçambique, 1963, 152 PP. Disponível AQUI.
  • S. João das Lampas, freguesia saloia do concelho de Sintra. Notas e Recensões. Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia, vol. 9, n.o 17. Lisboa : Centro de Estudos Geográficos, 1974. pp. 139-160 Disponível AQUI.
    LER ensaio crítico por João Ferrão
  • Uma excursão à Serra do Algarve. Itinerário: Corcitos – Cabaça – Barrigões – Sarnadina – Montinho – Corte Fidalgo – Sítio das Éguas – Sobreira – Monte do Algaduro – Ameixeirinha – Corcitos / Manuel Viegas Guerreiro.- 2.ª edição.- Loulé : Câmara Municipal de Loulé, 1991.- 22 p.; 21cm.- Sepª de A voz de Loulé. Disponível AQUI.
    LER ensaio crítico por Ivani Stello Faria
  • «Universidade, desenvolvimento regional e etnografia». In O Papel da Universidade no Processo de Regionalização e de Desenvolvimento Regional. Faro : Universidade do Algarve, 1983. pp.189-195 Disponível AQUI.LER ensaio crítico por António Covas
  • Vasconcelos, José Leite de; Guerreiro, Manuel Viegas – Tradições Populares de Portugal, génese duma obra. In Tradições Populares de Portugal. Lisboa : Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1986. pp.7-28. Disponível AQUI.
    LER ensaio crítico por Ivo Castro

Duas fábulas macondes. Lisboa : Garcia de Orta, Vol. 9, N.º 4, p. 677-690, 1961.