DIA 13 | HOMENAGEM A TERESA RITA LOPES

Painel "O Lugar comum da Literatura": ADRIANA NOGUEIRA

Adriana Nogueira doutorou-se em 2001, em Literatura e Cultura Clássicas. É docente da Universidade do Algarve desde 1995, onde tem ensinado diversas disciplinas, entre as quais Grego, Latim, Literaturas Grega e Latina, e Matrizes Culturais Europeias. Há sete anos que escreve mensalmente sobre livros para o suplemento Cultura.Sul, do jornal O Postal do Algarve, e apoia as diversas actividades culturais para as quais a convidam, como apresentação de livros, moderações de encontros literários, leituras públicas, etc. Escreveu, como ficcionista, dois livros e um conto. Como investigadora, publicou dezenas de artigos e alguns livros, dos quais se realça as traduções de dois diálogos de Platão. Actualmente é também diretora da biblioteca da Universidade do Algarve.

ANABELA ALMEIDA

Anabela Almeida doutorou-se em Estudos de Literatura pela Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese As Constantes de Orpheu na obra de Armando Côrtes-Rodrigues. É investigadora integrada do Centro de História de Além-Mar-grupo IEMo, daquela Instituição, e é membro da Direção do Instituto de Cultura Europeia e Atlântica. Tem proferido comunicações em universidades e outros espaços de cultura e tem artigos publicados em revistas de literatura e cultura, nacionais e estrangeiras. É professora do ensino básico e secundário e, nesta qualidade, tem realizado e promovido formação de professores e tem desempenhado cargos de coordenação e supervisão pedagógica. A Literatura cabo-verdiana é também uma das suas áreas de interesse, sobretudo a poesia de Arménio Vieira e de José Luís Hopffer Almada.

DIA 14 | LITERATURA E SOCIEDADE: PONTES DE SOLIDARIEDADE

Painel "Zonas de (des) conforto": PAULO DENTINHO

Jornalista andarilho há quase quatro décadas, viveu e deu eco da guerra e da paz em vários continentes. Conversou e entrevistou tiranos, cruzou-se com humanistas, apertou a mão de poetas, músicos, sonhadores de todo o tipo...  Presentemente, e também em nome do Jornalismo, está numa nova missão, desta vez na Direcção de Informação da RTP.