CEA – Centro de Estudos Algarvios Luís Guerreiro

O Centro de Estudos Algarvios Luís Guerreiro (CEA LG) contribui para o conhecimento da região do Algarve, dando acesso e divulgando o património bibliográfico algarvio. O seu catálogo poderá ser consultado AQUI.

O CEA LG encontra-se alojado na Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG), presidida por Luís Guerreiro desde a primeira hora da sua instituição, até à última da sua vida, a 14 de Agosto de 2017. Nesse momento, o Conselho de Administração da FMVG, na pessoa de Gabriel Guerreiro Gonçalves, actual Presidente, determinou que esta biblioteca recebesse o nome do fundador, passando a chamar-se Centro de Estudos Algarvios Luís Guerreiro.

Homem de Cultura, «engenheiro das letras» como lhe chamou Joaquim Magalhães, coligiu milhares de livros ao longo da vida, constituindo a colecção que se encontra em Querença. De carácter especializado, reúne livros sobre o Algarve, nas mais variadas áreas do conhecimento, juntamente com estudos e teses de mestrado e doutoramento. É também onde se pode encontrar publicações de centenas de autores algarvios, de nascimento e de coração.

 

 

A Fundação Manuel Viegas Guerreiro, que encerra em si enormes potencialidades.

Luís Guerreiro (1960-2017), 1.º Presidente da FMVG, 10 de Junho de 2011 

 

 

 

 

É também seu legado o projecto da Hemeroteca Digital do Algarve, plataforma que aloja todos os periódicos publicados na região, desde 1810 e que integrou o primeiro Orçamento Participativo de Portugal, em 2017. O CEA LG é um dos três postos de consulta do portal, além do núcleo Hemeroteca do Algarve.

O FLIQ – Festival Literário Internacional de Querença foi outro dos seus grandes sonhos, tornado realidade numa altura em que Luís Guerreiro já se encontrava doente (2016). O evento celebra a Cultura, sem restrições nem fronteiras, geográficas ou mentais e leva, a cada edição, centenas de pessoas até à sua aldeia natal.

Assinalando os 60 anos que Luís Guerreiro teria feito em 2020, a Fundação lançou o desafio a 11 personalidades ligadas à cultura: que se fizesse uma brochura com 11 artigos reunidos sobre 11 livros ou documentos do CEA LG. O pequeno livro constitui um modesto cartão de visita da biblioteca e evidencia o gosto do seu criador pela História, pela Literatura, pelo convívio afectivo em torno das ideias. Confirma o coleccionador de livros, de valores e de amigos.

A publicação está sob consulta AQUI.

Presencialmente, pode aceder à colecção do CEA LG consultando-o no espaço da Fundação, em Querença. O seu acervo está também disponível no catálogo colectivo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé. Futuramente, estará acessível neste sítio.

Skip to content