Um espaço aberto à comunidade
A Fundação Manuel Viegas Guerreiro encontra-se na aldeia de Querença, concelho de Loulé, entre a serra e o barrocal algarvios, com uma área envolvente com cerca de 5,4 ha. Este território está integrado na Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola.
As instalações da Fundação incluem um conjunto de espaços modernos e equipados, habilitados a receber eventos de várias naturezas.
O edifício central alberga um auditório com capacidade para 106 pessoas e recebe conferências, palestras, acções de formação, espectáculos de teatro, recitais, concertos e projecção de vídeo. O foyer permite acolher pequenos coffee breaks.
Neste edifício encontram-se a biblioteca especializada Centro de Estudos Algarvios Luís Guerreiro, reunindo uma das mais vastas colecções particulares de livros sobre o Algarve e que integra o núcleo Hemeroteca do Algarve, disponibilizando acesso gratuito à plataforma http://hemeroteca.ualg.pt; o Fundo Geral, constituído por títulos que ultrapassam as coordenadas do Algarve e se estendem por outras geografias e temas; A Nossa Casa Comum, biblioteca infantil e juvenil criada na perspectiva de que a Humanidade partilha com os demais seres vivos uma casa comum: a Terra. Este espaço facilita o diálogo entre a comunidade escolar e o mais recente projecto da Fundação: o Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro, grande precursor da ecologia em Portugal, primeiro Reitor da Universidade do Algarve e filho de Querença. O jardim in situ nascido na encosta Sul da propriedade da Fundação, espelha a resiliência da floresta mediterrânea face às Alterações Climáticas.
No edifício vizinho, encontra-se a Biblioteca Museu Manuel Viegas Guerreiro, que recria o escritório do Patrono na sua residência em Paço de Arcos, em Lisboa. Esta integra a biblioteca particular do Mestre, a bibliografia publicada, mobiliário e objectos pessoais, manuscritos, trabalhos de alunos, entre outra documentação.
A Fundação dispõe ainda de vários espaços expositivos, uma sala de reuniões para oito pessoas, átrios interiores e exteriores e um restaurante de gastronomia serrana.
Os referidos espaços podem ser usufruídos nos eventos culturais promovidos pela Fundação ou em em regime de arrendamento sempre que solicitado através do email: fundação.mvg@gmail.com.