Dia Nacional da Sustentabilidade | Estreia do filme “O Mundo dos Insectos, em Querença”
No Dia Nacional da Sustentabilidade, a Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG) estreia online o filme da terceira Aula dos Estudos Gerais Livres (EGL): O Mundo dos Insectos, em Querença, realizada no passado dia 15 de Julho.
O filme, com o mesmo nome, pode ser visualizado no canal de Youtube da FMVG através do link https://youtu.be/rpjaaCAJI7Q.
A Aula Livre Insectos: Engenheiros do Ambiente e suporte de vida na Terra foi proferida por Maria Rosa Paiva, Ecologista e Entomologista. A moderação esteve a cargo de José Carlos Fernandes, Engenheiro do Ambiente e ensaísta.
Nesse dia, foi inaugurada a exposição de fotografia artística Artrópode, da autoria de Vítor Martins, aliando o tema à arte. Um conjunto de fotografias de insectos em macro exibe a complexidade destes seres essenciais a todos os ecossistemas. A exposição pode ser observada na sede da Fundação, na biblioteca Centro de Estudos Algarvios Luís Guerreiro mas também no exterior: na aldeia de Querença e no Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro (PEB-MGG).
Na edição n.º 35 da revista da FMVG Raiz, disponível em Querença e aqui: https://shorturl.at/pGMPT, poderá consultar vários apontamentos sobre a iniciativa, nomeadamente o resumo da Aula, pela Professora Maria Rosa Paiva.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Este ano, a Aula O Mundo dos Insectos, em Querença cumpre o desejo da Fundação de fomentar o debate em torno da biodiversidade e da sua preservação, e de dinamizar um outro projecto estruturante: o PEB-MGG, dedicado à Floresta Mediterrânica, oficialmente inaugurado em 2023. Deste modo, a terceira Aula Livre responde também aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, constituindo o PEB-MGG um dos projectos inscritos pela Fundação no portal ODS Local.
O filme O Mundo dos Insectos, em Querença, está assim presente no mesmo portal.
A Aula Livre deste ano teve o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Câmara Municipal de Loulé e da União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim.
OS ESTUDOS GERAIS LIVRES
Os EGL, último grande projecto de vida de Manuel Viegas Guerreiro, foram criados em 1988, a par com Agostinho da Silva e Alexandre Lafayete, através da constituição da Associação EGL.
A Fundação reactivou os EGL em 2019, na abertura do 4.º Festival Literário Internacional de Querença. Essa primeira Aula do séc. XXI foi proferida por Francisca Van Dunem, na altura ministra da Justiça, que contou, por um lado, como foi crescer num país em guerra e, por outro, como é que o Direito fez parte, desde menina, das suas opções de vida.
A segunda Aula, sob o título De la ceguera y los deberes, teve Pilar del Río como oradora, no centenário de nascimento de José Saramago, em 2022.
As duas primeiras Aulas estão disponíveis em suporte papel, em Querença e em suporte digital em Calameo.com | Fundação Manuel Viegas Guerreiro:
AULA LIVRE 1 | Francisca Van Dunem | https://shorturl.at/bghpZ
AULA LIVRE 2 | Pilar del Río | https://shorturl.at/kEIXZ
A terceira Aula será disponibilizada num futuro próximo.