Bibliotecas

A Fundação Manuel Viegas Guerreiro, dedicada à promoção da Cultura, acolhe várias bibliotecas temáticas. Desde logo, aquela que integra as publicações, estudos, documentos escritos (manuscritos e dactiloscritos), espólio fotográfico e sonoro do Patrono, e a sua biblioteca particular: Biblioteca Museu Manuel Viegas Guerreiro.

No edifício-sede, encontra-se ainda o Centro de Estudos Algarvios Luís Guerreiro, um dos mais significativos acervos bibliográficos da região do Algarve e que integra mais de 4 mil livros.

Sem política de empréstimo, devido ao valor e raridade de alguns espécimes deste acervo, alguns destes materiais podem no entanto ser consultados, mediante solicitação justificada. Garantindo a conservação dos mesmos, a Fundação tem vindo a proceder à digitalização de muitos dos textos e obras de Manuel Viegas Guerreiro, disponíveis aqui.

A Fundação alberga ainda uma pequena biblioteca infantil e juvenil. Criada em linha com o Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro, de que a Fundação é promotora, A Nossa Casa Comum é berço de várias dinâmicas desenvolvidas com a comunidade escolar de Querença em torno das questões ambientais, patrimoniais e da literatura oral, numa parceria com a Câmara de Loulé e o agrupamento de escolas Padre João Coelho Cabanita.

As colecções das bibliotecas da Fundação encontram-se também reunidas no catálogo colectivo, online, da Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé.

Skip to content