A Nossa Casa Comum

A Nossa Casa Comum é uma pequena biblioteca que dialoga com os temas do Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro e com a actividade cultural da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, tendo sido criada em 2020 a partir de doações de livros para a infância.

Foi pensada na perspectiva de que a Humanidade partilha com os demais seres vivos uma casa comum a todos: a Terra. Para o efeito, os percursos dos livros expostos em estantes de livre acesso convidam os pequenos leitores a conhecer, contar, criar e cuidar a biodiversidade do nosso planeta.

Este recurso documental da Fundação serve de suporte a actividades e mediações da leitura que procuram despertar nas crianças o fascínio pela natureza, a curiosidade acerca do mundo e dos seres que o habitam, a responsabilidade individual e colectiva pelo uso sustentável dos recursos naturais, da preservação e promoção da biodiversidade e do saber e cultura humanas.

Dois grupos gravitam com maior regularidade em torno deste acervo: Os Pequenos Naturalistas de Querença e Os Leitores de Bem-Querença. A biblioteca é também palco de Leitura Assistida por Animais, o projecto L.E.R. Cãofiante. Iniciativas desenvolvidas ao longo do ano lectivo em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e a EB1/JI de Querença, do agrupamento de escolas Padre João Coelho Cabanita, Loulé.

Poderá ver mais sobre estas actividades nas páginas da newsletter da Fundação Manuel Viegas Guerreiro e/ou na página de Facebook da FMVG .

Skip to content