Eco-Botânico

Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro

A terra, exposta ao Sul, amorosamente banhada pela brisa do mar e afagada pelo calor do sol, cheira mais a terra.

Manuel Gomes Guerreiro

O Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro (PEB-MGG), encontra-se em Querença ao longo de uma encosta virada a Sul e reúne os mundos natural, patrimonial, rural e multimédia. Passível de ser explorado mediante os sentidos, desafia a aprofundar conhecimentos através de um dispositivo móvel, acedendo a uma aplicação com informação científica, fotografias e vídeos sobre a flora mediterrânica.

O PEB-MGG constitui um núcleo representativo da flora mediterrânica da sub-região do barrocal algarvio, localizado no encontro da serra com o litoral. A paisagem distingue-se pelas formações mediterrânicas, predominantemente calcárias e pelo diversificado património florístico, algum endémico, com valor essencial para a região.

Esta intervenção pretende afirmar a importância da floresta e da flora mediterrânicas numa altura em que são prementes as acções climáticas, contrariando a diminuição, em área, dos ecossistemas naturais e dos seus valores florísticos e faunísticos.

O PEB-MGG cumpre ainda a vocação da conservação e educação ambientais, lembrando a visão de Manuel Gomes Guerreiro sobre o papel crucial da formação na vida do Homem, e da relação deste com o Planeta.

O Homem é apenas um hóspede da Terra. A biosfera é a sua hospedaria e a sua dispensa e, simultaneamente, a sua habitação.

Manuel Gomes Guerreiro

O PEB-MGG homenageia Manuel Gomes Guerreiro (1919-2019) um dos precursores da ecologia como ciência em Portugal. Especialista em Ciências Florestais, nasceu em Querença e ocupou cargos de relevo em várias academias universitárias em Portugal e Angola. Liderou centros de investigação e foi secretário de Estado do Ambiente no I Governo Constitucional.

Autoria do projecto

Fernando dos Santos Pessoa é outro vulto do pensamento sobre o território e as questões ambientais e económicas ligadas à floresta. No seu percurso de vida partilhou ideias e projectos com Joaquim de Carvalho, George-Henri Rivière, Gonçalo Ribeiro Telles, Francisco Caldeira Cabral, Ilídio de Araújo, Ário Lobo de Azevedo e Telles Antunes. Amigo de Manuel Gomes Guerreiro, é mentor do PEB-MGG, que assina em coautoria com dois discípulos, os arquitetos paisagistas João Marum e João Rodrigues.

Skip to content