IGOT homenageia Maria Lucinda Fonseca
Conselheira da Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG) homenageada na XV Conferência Anual do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), ladeada por reputados académicos e peritos na área da Geografia humana.
Maria Lucinda Fonseca, professora catedrática aposentada do IGOT, investigadora e membro do conselho geral da FMVG, foi homenageada na Conferência Internacional sobre as Novas Tendências de Migração no Mundo em Mudança, realizada no passado dia 19 de Maio, no IGOT, Lisboa.
A assistir à sua intervenção, “Geografia(s) Vivida(s): um caminho entre saberes, lugares e pessoas, esteve uma numerosa plateia de personalidades, pares e outros académicos, nacionais e estrangeiros, onde se incluíam nomes grandes da(s) geografia(s), alunos, actuais e antigos, convidados e outros participantes.
Nas linhas da sua apresentação, Maria Lucinda Fonseca fez a releitura da sua vida, nascida em meados do século passado, no interior oculto do País, numa “terra sem futuro”, Trancoso. Contou que uma regente escolar lhe ensinou a ler o mundo e que pela sua mão atravessou a ponte entre o futuro impossível, para as meninas de então, e o caminho escolhido.
À Geografia chegou por “engano”, mas os olhos límpidos do sonho transformaram-no em paixão, guiando-a a ligar o que via à sua volta: «Os diferentes usos dos espaços, as actividades económicas, as áreas residenciais, as mobilidades da população, as desigualdades, os territórios esquecidos.», referiu.
Grandes mestres, a quem ficou grata, marcaram-na para a vida: a regente escolar, a professora de Geografia do 6.º ano e, na Universidade, entre outros, Manuel Viegas Guerreiro, patrono da Fundação. A discípula salientou que o professor abria novos rumos. Destacou: «A atitude de rigor, a inspiração, a inquietação crítica”.
Reconhecida internacionalmente pelo seu mérito científico e pelo valor que criou nos diversos cargos e projectos que integrou, com ênfase para a União Geográfica Internacional, foi fundadora e directora científica do Grupo MIGRARE (2008-2024). Foi Pró-Reitora da Universidade de Lisboa, Coordenadora Científica do Centro de Tradições Populares Portuguesas Prof. Manuel Viegas Guerreiro e Presidente do IGOT (2013-2019). Foi agraciada com a distinção Mulheres na Ciência 2023. Ao longo da sua apresentação sobressaiu a enorme alegria com que sempre desempenhou as funções que assumiu.
A FMVG associa-se à homenagem prestada à investigadora. Nas palavras do presidente do conselho de administração da Fundação, João Silva Miguel: « A Doutora Maria Lucinda Fonseca é uma ilustre caminhante entre saberes, lugares e pessoas, discípula do nosso patrono e insigne membro do conselho geral da Fundação, o que muito nos honra. Esta é uma justíssima homenagem.»

