Ponto a Ponto em palco, o vídeo
Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG) estreia filme da apresentação pública de Ponto a Ponto, na inauguração do calendário cultural de 2026, com a exposição Fios da Memória: do crochet cotidiano tradicional ao artístico contemporâneo.
Na sessão de inauguração da mostra tradicional, no passado dia 23 de Janeiro, (re)viu-se Ponto a Ponto em palco, recriando os encontros informais com a comunidade de Querença na Fundação e seu entorno, ao longo de 2025. O vídeo dá a conhecer os testemunhos de algumas das participantes de Ponto a Ponto, em jeito de balanço.
O projecto artístico participativo, recheado de estórias, dizeres e lengalengas enquadra-se na missão da Fundação e no evento-âncora que promove, o FLIQ – Festival Literário Internacional de Querença, tendo sido esteio de uma das ofertas à escritora Lídia Jorge. No palco da homenagem concretizada no FLIQ, em Setembro, a autora recebeu uma manta comunitária tecida em itinerância, em fio corrido, pelas casas de Querença.

O projecto foi apoiado, em 2025, pelo Programa Ideias a Atos, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, a par com outros seis micro-projectos do município de Loulé.
Ponto a Ponto teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim.
Para ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8zxoGhriPM4