PEB-MGG recebe plantas ribeirinhas na serra
O Percurso Eco-Botânico Manuel Gomes Guerreiro (PEB-MGG), em Querença, vai ganhar nova vida, literalmente, com a introdução de espécies mediterrânicas que gostam de água. A ideia partiu do criador do projecto, o arquitecto paisagista Fernando Santos Pessoa, que deu a notícia em primeira mão ao jornal online Sul Informação.
Fernando Santos Pessoa é engenheiro silvicultor, arquitecto paisagista e autor de centenas de textos, muitos deles já reunidos em livros, para os quais convoca áreas protegidas, ambiente, florestas, ecologia e um forte pendor de intervenção na paisagem, no que às decisões políticas e de ordenamento diz respeito.
O PEB-MGG, no coração do barrocal louletano é a sua mais recente obra, mas a assinatura de Fernando Santos Pessoa na paisagem conta já com mais de meio século. No Algarve, mas também no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no Jardim Botânico da Madeira e em tantos outros pontos do país.
Activo e interventivo, o arquitecto inscreveu na planta de projectos futuros do PEB-MGG, que guarda muitas das plantas endémicas da região, a reparação de um caminho de acesso à Via Algarviana, por entre um pequeno bosque. Acrescenta-lhe a criação de veredas e até um miradouro, para garantir que no solo ou com visão panorâmica, as pessoas consigam identificar as espécies do barrocal, desde as de meio seco às de meio húmido.
A entrevista pode ser lida aqui: https://www.sulinformacao.pt/2026/02/percurso-eco-botanico-de-querenca-ganha-nova-seccao-dedicada-as-plantas-ribeirinhas/

